sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Yorkshire Terrier

ORELHAS CAÍDAS , YORKSHIRE LEGITIMO OU NÃO ??????
Primeiramente devemos nos atentar q a raça yorkshire terrier , tem em sua anatomia correta a inserção de orelhas eretas, ou seja , em pé e em “V”. Isso se deve àquele estudo q Peter Eden fez para desenvolver essa raça , e após muitas observações , percebeu q toda a raça yorkshire tem essa estrutura de orelhinhas , e após isso , FCI (federação de cinofilia Brasileira ) formalizou como uma das características do padrão da raça .
PQ OS YORKS TEM ORELHAS EM PÉ
Para compreender melhor, é necessário saber pq as orelhinhas deles tem essa caracteristica , entao vamos lá ...
As orelhas são constituída de cartilagem elástica , ou seja , um tecido cartilaginoso , oferecendo um aspecto de movimento , esse tecido contem teor fibroso e envolvido por uma camada com um nome complicado : o pericondrio , uma camada que envolve a orelha , especie de colageno q facilita absorção de calcio , potássioe a irrigação sanguinea (não vasos sanguineos ), por isso as orelhinhas costumam não sangrar exageradamete e fácil cicatrização . Toda essa historia chata p se entender q qto mais cálcio o pericôndrio absorve , mais fibrosa fica a cartilagem da orelha deles .... qto mais fibrosa... mais ereta .... e no caso dos yorks , a absorção de cálcio e potássio é maior, por conta disso que em sua anatomia eles tem a orelhinha em pé .
Qdo eles estão dentro da barriga , assim como qualquer mamífero , seus ossos ainda são cartilaginosos , justamente para conseguirem ficar tão “apertadinho lá dentro, ou seja, eles não tem ossos enrigecidos .... e as fibras das orelhas ainda estao atrofiadinhas , .. após o nascimento , os ossos enrigecem e as orelhas deixam de ser atrofiadas (se expande) , porem ainda flacidas , até torna-se mais fibrosa (enrigecida), isso é um processo natural . Lembrando que os yorks tem maior absorção calcica pelo pericondrio , então eles produzem naturalmente maior quantidade de cálcio .
Porem como o organismo deles ainda está “aprendendo “ a desenvolver , a produção de cálcio é baixa , mas isso se deve por conta deles necessitarem de calcio apenas para enrigecer os ossos e assim , o aleitamento da mãe , alem de enviar a imunidade para eles , envia uma boa carga de cálcio , para assim, o organismo iniciar a mesma produção daquele cálcio que ele está recebendo
QUANDO COLOCAR E RETIRAR A TALA NAS ORELHINHAS
O momento em que seus dentinhos começam a nascer (despontarem) , então o próprio organismo aumenta a quantidade de cálcio para enviar lá na arcada dentaria e assim os dentinhos crescerem saudavelmente . Nesse momento, todo o cálcio em maior quantidade é absorvido pelo pericôndrio e as orelhas ficam mais fibrosa ... então para dar “uma forcinha “ p esse processo ocorrer mais rapidamente , é colocado as talas nas orelhas , por 3 a 5 dias , assim o organismo pode oferecer maior quantidade de cálcio p dentes e a orelhinha não necessita de tanta absorção calcica p levantar (já que as talas as deixa melhor posicionada) .
Assim que a tala for retirada , alguns dias após , as orelhinhas , que aparentavam esta de pé , começarem a cair , isso se deve pq como a absorção do pericôndrio era menor , já q as orelhinhas estavam posicionadas devido à processo não natural (as talas) . Porem naturalmente o organismo aos poucos irá produzir cálcio sulficiente para as orelhinhas voltarem à sua posição ideal, já q os dentinhos já estão com a produção de calcio equilibrada .
AS TALAS SÃO RESPONSAVEIS POR ORELHAS EM PÉ ???
Por outro lado , não se deve acreditar que as talas são as responsáveis para oferecer às orelhas sua característica fibrosa, ou seja : ereta ! ... um york q não teve o procedimento de usar a tala em sua fase filhote , não terá orelhas caídas e sim terá o processo de produção cálcica mais lenta , já q terá de enviar cálcio p ossos em desenvolvimento , dentes em crescimento , então obviamente até equilibrar essa produção demorará mais ... porem , se faz parte de sua anatomia , uma produção de cálcio mais , obviamente ele terá seu momento de produzir p pericôndrio absorver e enrigecer a orelhinhas... para confirmar essa informação , é apenas observar cães q moram na rua : alguns apresentam orelhas em pé... e muito pouco provavel , alguém foi lá e colocou tala nele.. ..mas como em sua estrutura a produção de cálcio é maior .. logo o pericondrio absorve maior carga , os deixando com orelhas em pé .
MOTIVOS QUE LEVEM AS ORELHAS CAIREM
1-Hj em dia , podemos encontrar yorkshire legítimos com suas orelhas caidinhas , isso se deve por conta de que em sua estrutura anatômica , a produção de calcio é menor . A explicação disso é genética : se lembrarmos , os yorks são cães originados de 4 raças e uma delas é o Black and Tan , se observarmos, é graças à ele que a coloração preta e dourada é presente na raça York , e se ate hj sua genética envia essa informação p nossos mocinhos , entao as orelhas caidas q fazia parte da característica desse cão é enviada para os yorks como genetica recessiva , ou seja , gens de orelhinhas caidas escondidinha nos gens de nossos moços .
Da mesma forma q Peter Eden estudou todo mapeamento genético anulando alguns gens , cruzando corretamente à resultar a raça York , com todas as caracteristicas q ela apresenta e mencionado pelo FCI ,os exemplares de York com orelhas caidas é exemplo nítido de cruzamentos sem nenhum estudo genetico , ou seja, cruzamentos errado resultando em quebra genética : aquela informação genetica escondidinha de orelhas caidas que cada um tem (alguns c maiores quantidade e outros com menores), cruzando dois yorks legítimos com maior quantidade recessiva de Black and tan , resultará em seus bebes maiores informações desse cão e menores do York , ou melhor , yorks com orelhas caidinhas ... Então é orientado ao criador , se seus bebes apresentam suas orelhas caidinhas , mude os casais ou faça estudo genético de seus exemplares .

2- Como não é um processo natural , deixar as talas mais q 5 dias , deixará a orelhinha “mal acostumada” , ou seja , sem muita necessidade de absorção cálcica , assim , menos fibrosa e por fim será um processo vicioso : coloca tala , muito tempo depois retira as talas, orelhas caem , então coloca-se novamente e por ai vai ... até o criador se cansar e optar em não mais deixar a tala ... então o Yorkinho , como o organismo tbm se acostumou a produzir apenas um quantidade de cálcio , ele não será tão absorvido pelo pericôndrio e assim as orelhas ficarão caidas . Alem de mais de tres dias a orelhinha ficar c tala , deixa o ouvidinho exposto à acaros q se alojam lá dentro e desenvolve a sarna otodecica . lembre-se : eles foram gerados em 60 dias , ou seja, o desenvovimento deles é rápido , então 3 dias na vida de um bebe q foi gerado em 60 dias , é um período significativo .
3-Ao que levarmos nosso bebe York , com orelhas em pé para casa , em poucos dias eles começam a apresentar as orelhas caidinhas, isso é por conta da fase de adaptação , trazendo uma baixa imunidade e assim diminuindo a produção de cálcio... por conta disso , sempre é viável nos primeiros dias em seu novo lar , alem de muito amor e carinho , haver um cuidado à mais para que essa adaptação não seja tão drástica , o criador pode oferecer brinquedos e ou acessório com cheiros q remetem àquele lugar onde ele nasceu e cresceu ate então , para que os seus primeiros dias em seu novo lar , eles não estranhem tanto .Levando em consideração que o cão apresenta quase 5000 celulas olfativas , ou seja , seu instinto olfativo pode trazer uma sensação de prazer e zona de conforto . Mas se mesmo assim apresentar suas orelhas caidas, pode-se ser administrado vitamina C (p aumentar imunidade ) e cálcio (p aumentar a absorção cálcica enquanto o organismo não produz ) . Isso tbm ocorre em fases de vacinação ou hormonização , mas o processo de cuidados é o mesmo e logo após as orelhas voltam à sua posição normal .
.
Após toda essa explicação , temos de nos atentar à uma informação muito importante : filhotes de pais de Yorks legítimos , apresentando orelhas caídas , são fora do padrão da raça.Porem , mesmo q vindos de quebra genética , excesso de tala ou baixa imunidade , continuam sendo legítimos , continuam sendo Yorks , ou seja , continuam apresentando suas outras características e temperamentos q a raça oferece .
E qdo mencionamos comportamento da raça york , ahhh não há orelhas ou caracteristica da raça q supere o encantamento q eles nos oferece... por isso curta, respeite e antes de td amem demais esses mocinhos , pq oq receberemos em troca não será orelhas em pé e sim um tremendo amor incondicional .

Nenhum comentário:

Postar um comentário