quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Embarcando um cão com Segurança!

Muitos criadores e pessoas que desejam filhotes acabam por não pesquisar em locais muito distantes por medo ou mesmo desconhecimento dos procedimentos necessários para o envio de filhotes por avião.
A compra a distância sempre gera um certo receio aos envolvidos. Entretanto está cada dia mais fácil obter informações seguras tanto do comprador quanto do canil.
Formas de pagamento como pagseguro ou paypal tornaram as transações bem mais fáceis que os antigos e sempre suspeitos cheques.
Iremos tratar a respeito da parte que gera mais desconfiança por parte dos envolvidos, o envio de um filhote ou cão adulto por avião.
Companhias
Viagem de Avião com seu Cão
Até pouco tempo atrás tanto a GOL quanto a TAM transportavam cães sem restrições quanto a raça e uma restrição óbvia quanto a idade. Entretanto há pouco tempo a GOL deixou de transportar uma relação de raças, entre elas o Shih Tzu. Portanto, somente 1 companhia aérea transporta Shih Tzus sozinhos, a TAM. Mesmo assim esse transporte deverá ser feito pela sua transportadora logística, a TAMCARGO
Portanto, se você deseja comprar um Shih Tzu de um canil de longe, tenha certeza que existem vôos da TAM entre os pontos ou verifique qual é o local mais próximo onde os vôos da TAM operam.
Caixa de Transporte
Para o envio de animais, é necessário que ele vá em uma caixa de transporte. As companhias aéreas preferem sempre as de plástico, com a TAMCARGO não é diferente.
E exigem que essa caixa seja grande o suficiente para que ele dê uma volta de 360 graus sem problemas.
Aqui reside uma dúvida comum para o comprador e para o canil, quem arca com esse custo?
O canil poderá comprar a caixa e enviar para o comprador e combinar com ele a devolução da mesma. Nesse caso a caixa voltaria para o canil para outros envios futuros.
Caixa de Transporte para enviar o filhote de avião
A dica nesse caso é desmontar a caixa de transporte para o retorno.
Outra opção é o comprador ficar com a caixa de transporte. A dica é que seja adquirida uma caixa de transporte para um cão adulto. Dessa forma será possível efetuar outros deslocamentos com ele. Lembrando que em viagens de carro, a caixa traz segurança para eles também. Entretanto, como a valor do transporte é calculado por peso ou cubagem (ou seja, tamanho da caixa) isso poderá encarecer um pouco o envio, entretanto dará mais conforto durante o trajeto.
Agendamento
Normalmente essa atividade é função do vendedor.
A primeira dica para ver quando o animal deverá ser enviado é acessar o site da companhia e simular o vôo como se fosse você.
Prefira sempre vôos noturnos, se o local de origem e de destino possuírem o terminal de cargas funcionando no horário dos voos. Caso não seja possível, prefira os voos no início da manhã.
Caso na origem do voo esteja muito frio, poderá escolher um horário mais tarde.
Para pegar o voo, o Shih Tzu deverá estar de 2 a 3 horas antes para que toda a burocracia seja resolvida. Verifique com a Loja qual o tempo de antecedência que eles adotam.
Assim que sejam decididos quais seriam os melhores vôos e horários (escolha algumas opções). A primeira dica é ligar para a TAMCARGOdo aeroporto de origem e verificar se existem restrições de horário para despacho. Geralmente o pessoal já dá algumas informações importantes, como disponibilidade dos vôos que você quer e valor provável.
Ligue para a central de agendamento da empresa munido com os dados do destinatário, do remetente e as dimensões da caixa e provável peso total(cão mais caixa). Não há problemas em não ter o peso exato, apenas um peso aproximado é suficiente. Pois esse valor é apenas uma previsão, No momento do embarque a caixa será medida e pesada pela companhia aérea e esse sim será o valor a ser pago pelo envio.
A central irá verificar a disponibilidade de envio e normalmente ligará confirmando ou negando o agendamento. Espere o tempo pedido por eles e se não obtiver retorno, ligue pedindo informações. Em caso de negativa, um novo agendamento deverá ser feito pelo remetente.
Tão logo o agendamento esteja confirmado é só aguardar o dia do voo e estar na área de embarque do setor de carga da empresa no horário estabelecido.
Outra dica importante é ligar novamente para a TAMCARGO do aeroporto em que você irá despachar para confirmar a reserva.
Documentação
O Criador terá de conversar com o veterinário para que ele dê um certificado de saúde e a carteira de vacinação deverá conter a vacina antirrábica aplicada a pelos menos 30 dias. Sem ela é impossível viajar. No passado era necessário um documento chamado GTA (Guia de Transporte Animal), mas ela não é mais necessária para o transporte de cães.
O Atestado de saúde deve ser emitido no dia ou no dia anterior a viagem e tem validade por 10 dias.
Envio no porão da aeronave
Passo a Passo para o envio de avião
Não se preocupe, esse porão não é o mesmo das malas, é um espaço separado que mantém a mesma temperatura da cabine
No dia marcado para o embarque, alimente o seu shih tzu até um hora antes e água pode ser oferecida até antes do envio. Em alguns casos é possível enviar uma garrafinha de água com o gotejador.
Forre o piso com um pouco de jornal para que absorva eventuais dejetos.
Não deixe nenhuma comida na caixa.
Não esqueça a carteira de vacinação e o atestado de saúde.
E esteja com duas horas de antecedência no local do despacho.
Vá ao terminal de cargas onde geralmente encontra-se a TAMCARGO ou na loja do aeroporto. Em vários aeroportos do país a loja da TAMCARGO não fica no aeroporto, mas em um local próximo.
Assim que chegar ao aeroporto ou a loja, se possível, dê uma volta com ele antes de recolocá-lo na caixa.
Será emitido um número de conhecimento. Esse número deverá ser repassado ao comprador assim que possível, pois é com esse que será retirado o cão no local de destino.
Envio na cabine da aeronave
Envio cachorro dentro da cabine
Caso o peso do cão mais a caixa não ultrapassarem 10kg, ele poderá viajar na cabine do avião. Pode-se pedir o auxílio até de um passageiro amigo. Mas nesse caso, a caixa não pode ultrapassar 36C x 33L x 25A.. Essas medidas são exigidas pois caixa precisa caber embaixo do assento do passageiro. Ou seja, somente os filhotes conseguem se encaixar nesses padrões.
Dica: para levá-lo na cabine do avião, não precisa ser caixa de plástico. Pode ser usado uma bolsa de transporte que é mais leve e pode se encaixar mais facilmente no peso exigido.
Os procedimento de reserva da viagem e da documentação continuarão os mesmos, apenas com a diferença de que a reserva é feita junto a viagem do passageiro e o embarque do cão também é junto com o passageiro sem necessitar a passagem pelo setor de cargas da companhia.
Dica: Esse tipo de transporte é feito por outras companhias além da TAM, como por exemplo, a AZUL, que não transporta animais sozinhos.
Acompanhamento quando vai sozinho
Em casos de trocas de aeronave, é prudente um acompanhamento, ou seja, quando o animal chegar no ponto de troca, entre em contato com o pessoal do aeroporto para conferir se tudo está bem. Em casos de problemas com a conexão é fundamental ter um bom contato com o pessoal do aeroporto.
Esse acompanhamento deve ser feito pelo criador para assegurar que tudo Está transcorrendo bem e conforme previsto.
Recepção
Enviando Shih Tzus de Avião
A recepção é bem tranquila. É bom que o comprador esteja com, no mínimo, 30 minutos no terminal de cargas para verificar se está tudo dentro do previsto.
Assim que o avião é descarregado, o animal é enviado para a loja da TAM. Os atendentes conferem os documentos e liberam o filhote.
Somente retire-o da Caixa ainda no aeroporto se ele estiver bem calmo, caso contrário leve-o pra casa.
Assim que chegar em casa, deixe a caixa em um lugar sossegado e abra a portinha. Deixe que ele vá até você. Nesse momento ele poderá estar um pouco assustado e poderá fugir. Deixe-o tranquilo, evite gritos ou muita agitação, e lhe dê espaço para se adaptar. Logo, logo ele estará pulando ao seu redor.
Imprevistos
Em voo com conexão será necessária uma atenção maior. Devido a alguns gargalos na malha aérea brasileira, somente envie o filhote se tudo na rota estiver bem. Se você souber de problemas como chuvas intensas, fechamento de aeroportos, etc. Cancele a viagem e deixe para enviá-lo em outro dia mais propicio. O maior problema com esses imprevistos é que a perda de uma conexão poderá fazer com que o animal fique muito tempo na caixa.
Conclusão
O envio de animais por avião é extremamente comum no Brasil. Mas é um desafio para quem ainda não enviou. Depois que o criador envia os primeiros, verá que não há segredo e poderá ampliar sua área de atuação sem causar traumas ao Shih Tzu.
O valor de transporte de um filhote de Shih Tzu geralmente não é tão alto e, dependendo do filhote que se busca, vale a pena.
Se mesmo assim ainda se sentir inseguro, verifique com canis amigos, quem já teve experiencia para ajudá-lo.
Resumo
checklist para enviar o cachorro de avião
1) Verifique o valor das caixas de transporte para o filhote e para o adulto.
2) Verifique com o comprador se ele deseja ficar com a caixa ou se mandará de volta.
3) Colete as informações dele (CPF, Nome completo, Telefones de contato, Endereço completo, CEP,...).
4) Adquira a Caixa.
5) Verifique sua dimensões e peso.
6) Acesse o site da Cia Aérea para verificar os vôos.
7) Ligue para a Loja da TAM para verificar o horário de funcionamento na origem e no destino.
8) Efetue o agendamento pelo telefone da Cia. Com as informações de peso e dimensões da caixa e peso do cão, terá uma média do valor. Você poderá cobrar do comprador nesse momento.
9) Aguarde um dia antes e ligue para a Loja da TAM para confirmar a reserva.
10) Pegue o atestado de saúde com o Médico Veterinário.
11) Junte o atestado e a carteira de vacinação (verifique que a antirrábica foi dada).
12) No dia, alimente o Shih Tzu até uma hora antes e água o tempo todo.
13) Leve-o para a TAMCARGO.
14) Entregue a documentação. O Atendente irá pesá-lo e medir a caixa e dirá o valor exato e gerar o número de conhecimento.
15) Comunique o destinatário o número de conhecimento gerado.
16) Boa Viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário