quarta-feira, 13 de julho de 2016

Shih Tzu cores raras? Verdade ou mito?

Outra bobagem que é facilmente vista por qualquer pessoa que pesquise um pouco na internet, especialmente em busca de filhotes de Shih-Tzu são anúncios descrevendo maravilhoso filhote de cor rara, raríssima, e são vários assim.
Bem para falar neste assunto não são necessárias muitas palavras já que o Padrão Oficial da Raça - CBKC nos fala exatamente que são aceitas todas as cores no Shih-tzu, ou seja, podem ser de cor fígado, chocolate, azul, prata e nem por isso serem chamados de raros, pois estão dentro dos padrões.
Basta que faça-se um cruzamento estudado, que as cores "raras" aparecem.

Significado de Raro: adj.
1. que existe em pequena quantidade: um produto raro
2 . que acontece poucas vezes: um acontecimento raro

Dizer que tem filhotes de cores raras é simplesmente outra estratégia de vendedores de cães para agregar valor infundado ao seu "produto".


Outro fato é que a cor, tonalidade de um Shih-tzu pode variar muito durante seu crescimento, bem como por sua vida toda. é um tanto difícil prever a cor definitiva ou predominante de um Shih-Tzu enquanto filhote, e as mesmas são determinadas por vários genes. E sua cor pode ser determinada pelo pigmento de sua pele e não somente pela cor de seu pelo, um exemplo disso são os Azuis Sólidos que nascem geralmente com pelos na cor preta e vão mudando para o cinza, chumbo com o crescimento, enquanto que se observarmos sua pele, as alíneas ou o contorno de boca, nariz e olhos será percebido que são de um tom berinjela, azulado, assim como nos de cor fígado/chocolate que terão as alíneas na cor fígado. Em todas as outras cores as alíneas devem ser de cor preta. Lembrando também que somente nos Shih-Tzus de cor fígado/chocolate serão aceitos trufa (nariz) e olhos mais claros podendo ser verde. Não são aceitos olhos azuis em exposições seriam desclassificados.





Pois bem queridos amigos do blog, ao procurar um filhote e perceber que o criador (vendedor), lhe diz que tem um filhote de cor rara, se este criador for sério lhe trará um filhote verde ou lilás....aí você poderá dizer nossa realmente é raro necessitando seguramente de estudos genéticos inclusive devido à sua raridade.



Tem algo a dizer?!! Não seja tímido (a), deixe sua opinião, comentário, crítica. Toda forma de manifestação é válida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário